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Nos somos Você no Exterior

2004 dezembro 3

 
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Como preparar um projeto exportador?
Um artigo para mostrar que exportar é possível!

Caso você deseje exportar, não pode deixar de ler este informe

Organizar um projeto de exportação não é, na verdade, uma tarefa impossível, porém é necessário, considerar alguns fatores fundamentais em relação à sua empresa:
  Aspectos internos – olhando para dentro da própria empresa
  Aspectos externos - olhando da empresa para o mercado
Ambos fatores terão de ser considerados
Para conseguir identificar estes fatores, e poder organizar o nosso projeto exportador, recomendamos seguir a seguinte seqüência.
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Olhando para dentro da empresa

Para poder determinar em que precisamos melhorar em termos da preparação da empresa para ingressar ao comércio exterior, teremos de trabalhar com olhos muito críticos respeito de nós mesmos.
Temos que ser o “advogado do diabo” da nossa própria organização.


Vamos precisar saber em quê estamos de acordo em relação às normas básicas internacionais e em quê devemos melhorar.

Este “olhar para dentro” tem de cobrir, no mínimo, oito setores da organização:

1.1. Recursos Humanos
1.2. Processos Industriais
1.3. Processos Administrativos
1.4. Informática
1.5. Compras, vendas, estoques
1.6. Administração e finanças
1.7. Marketing
1.8. Comércio Exterior

NOTA: existem vários sistemas de auto-diagnóstico disponíveis na internet. Basta procurar em alguns dos sites de busca da sua preferência por “auto-diagnóstico empresarial”
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Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. – matriz FOFA

No ano de 1947, foi criada esta ferramenta para análise de competitividade empresarial.

Seu nome em inglês é SWOT e permite fazer uma verificação da nossa empresa em relação ao mercado interno e ao mercado externo.

Neste caso, também recomenda-se trabalhar de forma muito objetiva, como se você estivesse analisando seu maior concorrente

A análise consiste em avaliar as Forças e Fraquezas que estão relacionadas com o ambiente interno (recursos humanos, técnicos, financeiros, tecnológicos, etc.) e também as Oportunidades e Ameaças presentes no ambiente externo.

Micro-ambiente: Fornecedores, concorrentes, canais de distribuição, consumidores

Macro-ambiente: Economia, Ecologia, Demografia, etc.

A importância na realização desta análise, consiste em poder determinar de maneira objetiva, em quais aspectos a sua empresa tem vantagens com relação à concorrência e em quê aspectos precisa melhorar para ser competitiva.

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O plano de negócios. Como armar uma estratégia exportadora?

O primeiro que temos de fazer para armar um projeto exportador, é registrar todas as idéias que surjam em função desse objetivo.

Mesmo existindo metodologias específicas para montar um plano de negócios, vamos trabalhar com alguns conceitos simples.

3.1. Coloque objetivos de curto, médio e longo prazo e verifique as suas fraquezas e forças em relação à estratégia estabelecida e em função da Matriz FOFA vista no parágrafo anterior;
3.2. Faça o possível para que a estratégia seja o suficientemente simples e objetiva, para que todos dentro da empresa possam entendê-la;
3.3. Caso você não saiba por onde começar, observe o que fazem as empresas que estão exportando;
3.4. Considere que copiar o procedimento de outra empresa não é garantia de sucesso: o projeto precisa ser adaptado à realidade de cada empresa.

O controle da estratégia precisa ter as seguintes ações:

a. Planejar: o que será feito
b. Fazer : o que foi planejado
c. Controlar: avaliar o que foi feito e os seus resultados em função
dos resultados esperados
d. Reagir: quando o que foi feito precisa ser alterado para alcançar
o objetivo traçado

Quando implementamos uma estratégia, enfrentaremos inconvenientes e dificuldades. Isto é normal, considerando que lidamos com variáveis que fogem do nosso controle.

Para otimizar a implementação da estratégia, temos de colocar objetivos visando uma visão de máxima (otimista), de mínima (pessimista) e de intermediária (realista)

Devemos ter em conta que:

“O ÚNICO QUE NÃO MUDA É QUE TUDO MUDA !!!!!”
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Feedback / Follow-up

Estratégia é a sua plano sobre como exportar. Em seguida, você terá de colocar essa idéia na prática para transformar aspectos teóricos em fatos concretos.

Simultaneamente temos de agregar o follow-up – seguimento, continuidade – sem o qual, as idéias ficarão paradas no papel

Todo o pessoal da empresa, em maior ou menor medida, participa do processo.

É fundamental que exista um feedback periódico com todos os envolvidos.
Se você deseja cooperação e compromisso: comunique em forma contínua e eficiente. Deixe por escrito os prazos, alternativas e tarefas de cada um.
 
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Planejando :

Para poder planejar, precisamos responder seis perguntas chaves:

1. Por quê queremos exportar?
R: Por necessidade ou por convicção?

2. O quê podemos fazer para conseguir exportar ?
R: Responder antes de tomar qualquer decisão

3. Como procurar esta informação?
R: Participando em atividades de capacitação, por meio de Internet, câmaras setoriais, câmaras binacionais, representações brasileiras no exteriro, entre outras.

4. Quem fará este trabalho e quem levará o controle do projeto?
R: Muitos projetos fracassam por falta de um responsável.
Você precisa aprender a delegar e confiar nos seus níveis intermédiários

5. Quando a ação vai ser realizada?
R: Trata-se de aproveitar oportunidades de exposições específicas do seu setor ou missões comerciais, entre outras atividades.

6. Onde vai ser feita a ação?
R: Em que país. Deve ser naturalmente no país escolhido para o projeto, mas aqui pode variar a região ou cidade. Nem sempre a capital do país ou a cidade mais conhecida, é a melhor opção.
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